Comece sempre com um Porquê

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“Lembre-se, um cliente bem atendido fala bem da sua empresa, mas um cliente compreendido defende a sua empresa!”

É com este gancho do artigo em que o Lucas escreveu sobre Como saber o que o meu cliente pensa da minha empresa? Que iremos começar o assunto de hoje.

Foi vendo um dos TED mais maravilhosos e que realmente mudaram a minha vida, que eu resolvi trazer este assunto a tona para você, então vamos lá!

Porque será que algumas empresas são mais inovadoras e são tão desejadas? Porque a maioria destas grandes empresas conseguem fidelizar seus clientes e mostram seu valor com extrema facilidade? Estes questionamentos instigaram Simon Sinek, autor do termo Golden Circle a entender melhor estas perguntas até então sem respostas.

A partir de anos de estudo na área, Simon começou a compreender que todas as grandes organizações inspiram através do mesmo modo, conhecido hoje como Golden Circle, ou Circulo Dourado.

 

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Confira agora cada camada que compõe a esfera:

WHY(PORQUE): Você explica o porquê do que você faz, qual o seu propósito e o quão você acredita nisto.

HOW(COMO): Como você faz e como você ou seus clientes alcançarão seus propósitos.

WHAT(O QUE): E no momento final você fala qual o seu produto. Sendo de 100% das pessoas sabem O QUE fazem, é nesta hora em que você mostra o valor do seu negócio.

Diferente do que se pensava ou como a maioria das pessoas fazem, grandes líderes inspiram porque possuem um propósito. Eles falam em que acreditam e suas causas, mostram como eles fazem e validam sua ideia e ao final o produto fica muito mais valioso.

Vamos dar um exemplo do Golden Circle e Sem Golden Circle:

Se a Apple fosse como todas as outras, uma mensagem de marketing seria algo parecido com:

“Nós fazemos ótimos Computadores

Eles são lindamente projetados, fáceis de usar, possui interface amigável.”

Quer comprar um? Não.

Como disse Simon:

“É assim que a maioria de nós se comunica, é assim que o marketing é feito, é assim que as vendas são feitas”.

“Nós dizemos o que fazemos, como somos diferentes ou como somos melhores e nós esperamos algum tipo de atitude, uma compra, um voto, alguma coisa do tipo.”

Sempre vejo empresas dizendo, nós fazemos os melhores produtos, os mais bonitos, nós utilizamos as melhores tecnologias, nós somos os melhores. “Mas nada disso é inspirador”.

É assim que a Apple atualmente se comunica:

“Tudo o que fazemos, nós acreditamos em desafiar o status quo. Nós acreditamos em pensar de forma diferente. A forma que desafiamos o status quo. É fazer nossos produtos bem projetados, fáceis de usar e interface amigável. Acabamos fazendo excelentes computadores. Quer comprar um?”

O que aconteceu neste exemplo foi a simples inversão do processo, começando pelo PORQUÊ, COMO e O QUE.

“Isso prova que as pessoas não compram o que você faz; Elas compram o porquê você faz.”

 

Como aplicar Golden Circle em meu negócio?

Da mesma forma que você possui seus propósitos e causas, a sua empresa também deve ter uma razão de existir sendo pela missão ou valores. Dizer que a sua empresa é a melhor e que o seu negócio é superior ao dos concorrentes não é tão inspirador, né? Quando as empresas começam a se comunicar de dentro pra fora, começando pelo “porquê”, “como” e “o que” a comunicação se torna mais valiosa, pois o que mais importa não é O QUE e sim o PORQUÊ, basta reparar em quantas empresas que fazem a mesma coisa que você. Basta saber diferenciar e conseguir passar uma causa em que as pessoas apoiem e sintam-se abraçadas.

“O objetivo não é apenas contratar pessoas que precisam de um emprego; é contratar pessoas que acreditam no que você acredita.”

Traga sua essência e seus valores antes do que você faz, as pessoas compram causa, não o que você quer vender, traga verdade a seu produto, mentira não vende.

Agora é com você, pense sobre estes ensinamentos e traga toda essa essência para seu negócio. Se você gostou muito do assunto e quer se aprofundar ainda mais, veja o vídeo abaixo do Simon Sinek:

 

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