Atendimento como vantagem competitiva

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O que define se as pessoas vão comprar na empresa x ou y, são pensamentos bem definidos sobre as vantagens que elas vão ter ao adquirir o produto ou serviço em determinado local. Pode ser pela disponibilidade dos mesmos benefícios que os concorrentes por um custo mais baixo, ou entregando produtos com design e tecnologia de melhor qualidade. 

Levando isso em conta, devemos sempre ficar de olho em nossos concorrentes, para saber o que estão fazendo e estar sempre na frente, não é isso? Não, não é isso! Esqueça seus concorrentes, pense em seus clientes em primeiro lugar. Seus concorrentes não vão comprar de você, então concentre suas forças em quem faz sua empresa hoje. 

Você não consegue conquistar seu cliente?

Os clientes serão mais fiéis ao receber a atenção necessária, de forma que sejam bem atendidos e respeitados como gostariam. Nada disso é novidade, mas a grande dificuldade é saber se o seu atendimento está realmente sendo o grande diferencial que você busca, e ninguém melhor para responder isso que o seu próprio cliente.

Pensando em diferencial no atendimento, recentemente visitei uma empresa que trabalha com persianas, onde além de ser um ambiente agradável e com produtos de qualidade, o atendimento é feito individualmente, com música ao fundo e um passeio para conhecer toda a loja. Algo realmente exclusivo, indo além de uma simples fala, dando atenção total ao cliente e fazendo disso um diferencial competitivo.

Um bom atendimento não está apenas em ser legal com o cliente, mas em apresentar uma experiência e um contexto que faça com que ele lembre de sua empresa quando visitou, comprou online ou usou seu produto.

É muito importante levar em conta que o atendimento vem antes do cliente entrar em contato diretamente com você, ele poderá passar na frente da sua empresa, pesquisar sobre ela na internet e perguntar para amigos. Todas essas informações, geram inconscientemente uma expectativa de como a sua empresa é, e como elas esperam ser atendidas. Seu trabalho é superar o que o cliente pensa para conquistá-lo.

Então eu só preciso ler pensamentos para conquistar e atender bem o meu cliente?!

Seria legal, mas vamos pelo mais simples, a boa e velha pergunta. Pesquise sobre seus clientes da mesma forma como ele pesquisa sobre você. Eles querem falar, principalmente quando foram mal atendidos. Quando foi a última vez que você fez uma pesquisa de qualidade, perguntou se as pessoas tem alguma sugestão ou reclamação? Ainda mais importante, quando tomou alguma atitude em relação ao atendimento, a partir dos dados que você levantou?

Existem ferramentas incríveis, que podem ajudar sua empresa a saber o que o seu público está pensando. Simplesmente com perguntas que você mesmo pode fazer. O mais impressionante é ter todos esses dados em tempo real, possibilitando uma ação rápida, antes que o seu cliente saia da sua empresa ou pense em ficar decepcionado. Isso gera um novo tipo de experiência, onde a expectativa que antes poderia ter sido negativa, é convertida em um atendimento de extrema velocidade.

Um atendimento de qualidade é o mínimo que as pessoas esperam das empresas, e o grande diferencial que podemos adotar nesse aspecto é fazer a agilidade, criatividade e experiência andarem juntos na hora de buscar impactar o seu público.

 

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